Conhecer o seu cliente, o primeiro passo para melhorar as suas vendas

08/04/2020

Quanto mais você conhecer o seu cliente, melhor poderá vender para eles. Se você sabe exatamente o que faz, você irá se destacar para o seu cliente-alvo: seus medos, desejos, rotinas, hábitos, lutas, amigos, família, interesses, gostos, desgostos, excitações.

Entenda que um passo importante para melhorar as suas vendas é conhecer quem você está tentando impressionar, o que eles secretamente estão tentando dizer. Você poderá posicionar seus produtos muito melhor para se adequar a eles.

Quando seus clientes têm as informações corretas, tanto o seu posicionamento online quanto a conversão em vendas irá aumentar. 

  

Conheça a dor e o prazer de seus clientes

É bem provável que você ache cansativo pensar em cada detalhe de quem é o seu cliente-alvo, por isso vamos facilitar alguns aspectos importantes. Geralmente quando compramos produtos ou serviços é por uma dor ou por algo que nos causa prazer.

Portanto, qualquer material de marketing, qualquer tipo de mensagem que você publique, seria melhor posicionado como um movimento em direção ao prazer que seu produto provoca e até mesmo a dor que ele soluciona.

A dor não precisa ser uma dor real, ela pode estar simplesmente em querer uma roupa da moda, um jantar para fazer as pazes com a mulher ou até mesmo comemorar um aniversário de casamento.

Pode estar tentando reduzir a acne, logo seu remédio pode oferecer a solução perfeita. A dor e o prazer se misturam quando tentamos conhecer o seu cliente ideal e principalmente entender o que o motiva.

Em suma, o seu produto vai resolver uma necessidade e, quando falamos em melhorar suas vendas conhecendo seu cliente, é ideal saber qual é essa necessidade.

 

Conheça o que seus Clientes pensam

Muitos profissionais de vendas que conhecem bem seu produto sabem o que seus clientes estão procurando, e sabem as informações que precisam compartilhar para influenciar a decisão de compra.

Eles sabem que seus clientes têm uma dor, seja emocional ou física, seus clientes sabem que tomar a decisão errada pode custar caro. Então eles estão procurando os dados que influenciarão a sua decisão, seja através de estatísticas, análises ou pesquisas para entender a decisão de escolha. 

Depois de conhecer o seu cliente, você terá uma ideia muito melhor de quais são seus pontos de pressão de dor e prazer.

Quando você tiver a informação de como o seu produto reduz a dor ou aumenta o prazer da maneira que mais lhe interessa, é hora de transformar essa informação na mensagem do dia-a-dia que seu cliente ideal irá ver.

Uma boa dica de ferramenta é AnswerThePublic.com. É uma ferramenta gratuita na qual você digita seu nicho ou uma palavra-chave e ela fornece uma lista de diferentes perguntas e consultas de pesquisa que as pessoas estão usando. Ela é em inglês, mas, com o Google Tradutor, é bem fácil utilizá-la.

 

Agora é com o seu Marketing

Como falamos no título desse artigo, conhecer o seu cliente é o primeiro passo para melhorar as suas vendas. Quando você entende melhor o seu público, sua taxa de conversão tende a aumentar, afinal quando você entende o que seu cliente precisa, o seu marketing agirá em cima das suas descobertas e informações.

Dê uma olhada em outros produtos em seu setor ou em produtos similares populares e veja o marketing deles através das lentes de prazer ou dor. Como eles estão? Como você melhoraria isso? Que aprendizado você pode tirar da análise do marketing de outras organizações que pode aplicar ao seu negócio?

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